Respire fundo,

INSPIRE SONHOS

05 de maio | Dia mundial de Asma

O que é asma?

A asma é uma doença crônica causada pela inflamação dos brônquios. Tal inflamação ocasiona o fechamento das vias aéreas, prejudicando a respiração. É uma das doenças respiratórias mais comuns, chegando a afetar 300 milhões de pessoas em todo o mundo, e a doença crônica mais prevalente no Brasil, que mais leva a internações por ano no sistema público e privado. 90% das pessoas com asma no país passam por pelo menos uma internação anual, por conta da falta de controle da asma. Sem o tratamento adequado, a asma pode levar a óbito. No Brasil, atualmente, 5 pessoas morrem por dia por conta da doença.


Segundo o Relatório Global de Asma de 2018, 23% da população brasileira tem sintomas da doença, mas apenas 12% tem seu diagnóstico fechado. Pessoas que convivem com perda escolar e também no trabalho por conta das limitações físicas e internações. Além disso, no país ainda não temos um arsenal terapêutico completo para os tipos mais graves da doença, e os planos de saúde ainda não incorporaram importantes terapias. Por isso, famílias têm em torno de 30% dos seus rendimentos comprometido com gastos no tratamento da doença. 


A asma não tem cura, mas tem tratamento para controle de sintomas e crise. É importante que a pessoa com asma esteja em tratamento constante para evitar crises e hospitalizações. É possível ter o diagnóstico de asma e viver sem seus sintomas. 

SINTOMAS

Tosse

Falta de ar

Sibilos e chiados

Pressão no peito

Respiração ofegante

Cianose

Qual profissional da saúde devo procurar?

Uma médica ou médico pneumologista ou imunologista poderá fazer seu correto diagnóstico e indicação de tratamento adequado.

Sua asma está controlada?

Descubra aqui!

Movimento Inspire Sonhos


Se para você, que não tem asma, tem sido difícil respirar fundo para seguir em frente em meio a pandemia, para quem tem, o simples ato de respirar pode ser difícil sempre. E o medo de pertencer ao grupo de risco, aumenta ainda mais a ansiedade de quem tem esse diagnóstico.


A ciência comprova que respirar fundo pode nos trazer calma, melhorando sintomas de ansiedade e estresse. E agora, que vivemos em meio ao medo da Covid-19, respirar fundo e mantermos sonhos vivos têm sido fundamental para passarmos por esse momento tão diferente para todos nós. 

Em maio, ajude a divulgar informações sobre a asma. Faça por você. Faça pelos outros. 


Respire fundo, inspire sonhos! É possível viver bem com asma!

Tudo que você precisa saber sobre Asma!

Clique aqui e baixe o Ebook

Nos ajude nessa causa! Compartilhe as imagens da campanha!

Acesse o mídia kit

Faça parte do movimento #InspireSonhos


- Siga a @cddcronicos nas redes sociais

- Compartilhe esse site com seus amigos e amigas

- Participe do desafio Respire fundo, inspire sonhos nas nossas redes sociais, postando um vídeo com uma respiração longa, marcando a @cddcronicos e usando as hashtags #InspireSonhos #Asma #AsmaGrave

- Conte sua história com a asma marcando a @cddcronicos e usando as hashtags #InspireSonhos #Asma #AsmaGrave

Quer receber materiais exclusivos sobre Asma? É só preencher seus dados aqui embaixo!

Investidor social

Feito com <3 por CDD - Crônicos do Dia a Dia, 2021.