Acolher e Transformar

Cuidando de quem cuida

Edição 2023

O que é?

______

O projeto "Acolher e Transformar" é uma iniciativa voltada para pessoas cuidadoras, que destaca a importância de cuidar de si mesmo para oferecer cuidados mais eficazes aos outros. Compreendendo o papel fundamental dos cuidadores na vida das pessoas que dependem de seus cuidados, o curso visa fornecer suporte e ferramentas essenciais para promover o autocuidado e o bem-estar físico, mental e emocional.


A proposta central do programa "Acolher e Transformar" é mostrar que o autocuidado é um passo fundamental para cuidar dos outros de maneira eficaz. Por meio de aulas com professores especialistas, os participantes irão conhecer diferentes terapias complementares, cuidadosamente selecionadas para promover o seu próprio bem-estar e saúde.

INSCREVA-SE

GRATUITAMENTE PARA O PROJETO

"ACOLHER E TRANSFORMAR"


INSCREVA-SE

NOVAS AULAS

Neste ano, ofereceremos aulas exclusivas em quatro áreas distintas que se complementam e podem proporcionar uma melhora significativa na vida dos cuidadores:

Aromaterapia


Explorar os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais e aprender técnicas práticas para incorporá-los em suas rotinas. Essa abordagem visa aliviar o estresse, promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.


Ministrante: Paulo Tonhassolo

Data: 22/06 e 29/06 - das 18h30 às 19h30

Dança Circular


A dança circular será explorada como uma forma de nutrir a saúde física, estimular a criatividade e promover a conexão comunitária. Utilizando músicas populares, tradicionais e contemporâneas, as aulas reunirão danças de diversas culturas para trazer momentos de alegria e união.


Ministrante: Elaine Regina

Data: 06/07 - das 19h às 20h

Comunicação Empática


Vamos explorar técnicas para desenvolver habilidades de escuta ativa, empatia e expressão afetiva visando fortalecer os vínculos e a compreensão entre cuidador e paciente, promovendo uma interação mais significativa e compassiva.


Ministrante: Roberta Mânica

Data: 11/07 - das 19h Às 20h

Florais


O curso apresentará aos cuidadores o poder curativo das essências florais. Serão explorados diferentes sistemas florais e sua aplicação prática, visando fortalecer a saúde emocional, reduzir a ansiedade e aumentar a vitalidade.


Ministrante: Carol Gomes

Data: 18/07 - das 19h às 20h30

_______________________________________________________________________________________________________

MINISTRANTES

______

Carol Gomes


Arquiteta com formação em áreas como Neuroarquitetura, Design Biofilico, Arquitetura e os Sentidos, Ambientes Saudáveis (HBC), Cenografia, Direção de Arte, Poética do Espaco e também Terapia Floral, Inteligencia Emocional e Afetiva. Procura o ponto comum entre todas essas linguagens, para que possamos viver com mais sentido e presença.

Paulo Tonhassolo


Pedagogo de formação e vocação, aromaterapeuta por paixão. Desde muito cedo participa de grupos de acolhimento onde o cuidar e o restaurar estão presentes. Sua motivação é criar espaços onde os valores e princípios universais sejam semeados e nutridos, e onde a consciência interdependente possa se transformar de teoria em prática.

Elaine Regina


Atriz, bonequeira, focalizadora das Danças Circulares, mestrado em Reabilitação e

Inclusão. Trabalha com grupos de adultos com esquizofrenia, grupo de mulheres e

adolescentes.

Roberta Mânica


Jornalista, professora, mestre e doutora em Comunicação. Mãe da Maria Clara. Dedica-se ao desenvolvimento de relações mais humanas e empáticas. Sócia fundadora do Empatizeme

Participe do projeto Acolher e Transformar



Preencha os seus dados e garanta sua vaga!

SOBRE O PROJETO


Desde a sua primeira edição em 2020, o projeto Acolher e Transformar é um grande sucesso:


Formamos dezenas de cuidadores de pessoas com doenças mentais e neurológicas


Abordamos diversos temas relacionados ao bem-estar de quem cuida e de quem é cuidado


Reunimos ótimos professores para levar informações sobre assuntos essenciais na vida de quem cuida


Disponibilizamos o curso em plataformas EAD e realizamos o ciclo de palestras online durante a semana do cuidador


Transformamos a relação dos cuidadores com o autocuidado e promovemos o bem-estar e acolhimento


..